Comemoração aos 65 anos de criação do 3º Centro de Geoinformação
Olinda-PE – No dia 14 de julho, foi realizada solenidade em comemoração aos 65 anos de criação do 3º Centro de Geoinformação - “Centro de Geoinformação General Djalma Poly Coelho”. Na oportunidade, estiveram presentes, além do Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Marcis; autoridades civis e militares de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, veteranos e ex-servidores civis deste Centro.
O dia 16 de julho, dia oficial da comemoração, faz referência à data de criação da CELNE, em 1958, primeira denominação desta OM. A história do 3º CGEO é, no entanto, um pouco mais antiga, uma vez que, no período de 1941 a 1944, foi criado o Destacamento Especial do Nordeste, em atendimento às necessidades operacionais ocasionadas pela 2ª Guerra Mundial. Quase 11 anos após a criação da CELNE, já ocupando as atuais instalações, em 1º de janeiro de 1969, teve sua denominação alterada para 3ª Divisão de Levantamento e, em 26 de dezembro de 2016 passou a ser denominada 3º Centro de Geoinformação.
A solenidade teve início com a tropa adentrando o pátio de formatura ao som da Canção do Expedicionário e, na sequência, foi cantada a Canção do 3º CGEO. Continuando, o Chefe do 3º Centro de Geoinformação entregou os diplomas de Amigo do 3º CGEO e moeda institucional da OM, àqueles que prestam valoroso apoio a esta Unidade. Em seguida, o TC Rodrigo Wanderley de Cerqueira, fez uso da palavra, momento em que agradeceu a presença de todos e trouxe à memória dos presentes a trajetória exitosa deste Centro na contínua e nobre missão de mapear o nordeste brasileiro. No contexto, o Gen Bda Marcis, Dir Sv Geo, ao dirigir-se à tropa e aos presentes, reafirmou a importância da qualidade dos produtos preparados e fornecidos pelo 3º CGEO e ressaltou a coesão e dedicação do efetivo no cumprimento de suas missões.
Encerrando a solenidade, a tropa desfilou em continência ao Dir Sv Geo, trazendo à frente o efetivo composto por veteranos e servidores civis aposentados e da ativa, como forma de reconhecimento àqueles que, por tantos anos, se dedicaram a elevar o nome do 3º CGEO, da DSG e do Exército Brasileiro.
Mapear, Nobre Missão!